Paróquia São José de Anchieta

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia: A Santa das Causas Impossíveis

Santa Rita de Cássia  conhecida como a intercessora das causas impossíveis. Sua história de vida, marcada por sofrimento e fé inabalável, a tornou um símbolo de esperança para muitos.

Nascida em Roccaporena, Itália, por volta de 1381, Rita, cujo nome de batismo era Margherita Lotti, desde jovem demonstrou uma profunda devoção religiosa. Contra a vontade de seus pais, casou-se com um homem violento e, após anos de sofrimento, viu seus dois filhos assassinados em uma disputa familiar.

 

Com o coração despedaçado, Rita desejava dedicar sua vida a Deus e ingressar em um convento agostiniano. Apesar da oposição inicial, foi finalmente aceita e, no mosteiro, viveu uma vida de oração, penitência e caridade.

Um dos milagres atribuídos a Santa Rita é a aparição de uma rosa, que floresceu em pleno inverno dentro do mosteiro. Essa rosa, que não murchava, tornou-se um símbolo de sua santidade e da esperança que ela representa.

A devoção a Santa Rita é muito popular em diversos países, especialmente no Brasil. Milhares de fiéis visitam seus santuários em busca de graças e bênçãos. A festa em sua homenagem é celebrada no dia 22 de maio.

Intercessora das causas impossíveis: Muitas pessoas recorrem a Santa Rita em momentos de grande dificuldade, quando parece que não há mais saída. Sua história de vida e os milagres a ela atribuídos inspiram fé e esperança.

Exemplo de perdão: Apesar de ter sofrido muito, Rita perdoou seus inimigos e viveu uma vida de amor ao próximo.

Padroeira dos casos difíceis: Seja em questões familiares, de saúde ou profissionais, muitos buscam a intercessão de Santa Rita para encontrar soluções.

Oração a Santa Rita de Cássia

“Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto que dolorosamente oprime o meu coração. (Faça seu pedido) Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia. Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.”

Domingos às 18h
Quartas às 19h30

Todo dia 22 de cada mês às 19h30

Localização da Capela